quarta-feira, 13 de julho de 2011

Uma canção para Birigui

Por Talita Rustichelli
 


O Festival de Música "Uma canção para minha cidade" integra a programação especial que homenageia o centenário da cidade de Birigui. A Secretaria de Educação e o departamento de cultura estão realizando desde o início do ano diversas atividades culturais em diferentes linguagens artísticas e a programação se estende até dezembro, mês em que é comemorado o aniversário da cidade.


As inscrições podem ser feitas até 27 de julho, apenas por compositores residentes em Birigui. O evento distribuirá troféus e prêmios de R$ 700,00 a R$ 1.000,00 para músicos biriguienses vencedores em duas categorias: composição sobre o centenário de Birigui e interpretação. O festival será de Música Popular Brasileira, sem restrições a estilos ou gêneros. Os selecionados participarão das eliminatórias, que acontecem entre os dias 26 de agosto e 25 de novembro.


Os inscritos devem ser comprovadamente moradores de Birigui. Para participar da primeira categoria, a letra e a música devem ser inéditas, ou seja, não podem ter sido gravadas, comercializadas e/ou veiculadas em qualquer meio de comunicação. Já no caso dos intérpretes, estes devem apresentar canções de domínio público.

De acordo com o diretor de cultura da cidade e coordenador geral do evento, Marcos Tinareli, é a primeira vez que Birigui realiza um festival de músicas inéditas. "Em 2002 houve o 'Domingo em canto', que na verdade premiou 14 intérpretes de música popular brasileira. Agora estamos premiando composições que, além de inéditas, devem ter como tema o centenário de Birigui", diz. "Os objetivos do festival são homenagear a cidade de Birigui em seu aniversário de 100 anos e também valorizar os músicos da cidade, oferecendo-lhes um espaço para mostrarem seus talentos. Estou muito otimista e as expectativas são as melhores. Temos uma boa produção musical na cidade e acredito que haverá muitas adesões", complementa.

SELEÇÃO
Para efetuar a inscrição, os interessados deverão entregar no departamento de cultura um CD com uma gravação da música junto com uma cópia da letra. Para se inscrever na categoria "Composição" será necessário preencher uma declaração, autorizando o município de Birigui a veicular as músicas selecionadas e imagens do evento, e assinar uma Declaração de Ineditismo da Composição.

O material recebido será pré-selecionado pelo Departamento de Cultura e, segundo Tinareli, as inscrições que estiverem em desacordo com as regras do regulamento estarão desclassificadas. "Os selecionados serão divulgados no máximo até 1º de agosto no mural e no site da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no site da prefeitura, por e-mails e pela imprensa", afirma o diretor.

CONTINUIDADE
Segundo o diretor de cultura, será estudada a possibilidade de inserir o festival no calendário anual da cidade. "Este festival de 2011 é um evento comemorativo, está sendo realizado especialmente para comemorar o centenário da cidade. A partir dos resultados dele é que avaliaremos se será ou não possível fazer novas edições, inclusive mais abrangentes, abertas a moradores de outras cidades e sem temas específicos".

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Cultura (rua Siqueira Campos, 362, Centro), das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. O regulamento está disponível no departamento e no site: www.birigui.sp.gov.br. Não é cobrada taxa de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário