quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quem ai gosta de colecionar?

Nicole Albani Corrêa, 10 anos, de Birigui,
possui 21 bonecas Barbie e 22 bonecas Polly
Por Emmanuela Zambon

Um, dois, três, quatro, cinco... E os números não param, quando o assunto é colecionar. Bolinhas, carrinhos de brinquedo, bonecas, moedas, selos, latinhas de refrigerante, entre outros objetos. Dá para colecionar quase tudo. E para um colecionador, não existe idade certa para começar e nem quantidade ideal de objetos para guardar. Quanto mais, melhor.

A estudante Débora Cristina de Camargo Gil, 11 anos, de Araçatuba, não abre mão de uma caixinha bem especial. Por fora, ela é comum, como qualquer outra, mas guarda a querida coleção de bolinhas de borracha, de tamanhos e cores variados, de Débora. A menina confessa que não brinca com as bolinhas todos os dias, e nem faz questão de ficar cuidando delas a todo o momento, mas quando alguém tenta pegá-las, os ciúmes de Débora falam mais alto. Ela prefere deixar os objetos guardados, pois tem medo de perder ou de algum cachorro estragar.


“Acho legal colecionar essas bolinhas porque tem um monte de cor diferente”, explica Débora. A estudante começou a colecionar os objetos com 8 anos de idade, quando o pai e a mãe dela começaram a comprá-los. “Eu tinha umas duas, ou três, e o meu pai foi comprando mais. Meus pais sabiam que eu estava guardando”, conta. Atualmente, Débora tem 107 bolinhas.

Débora Cristina de Camargo Gil, 11 anos, de Araçatuba,
tem 107 bolinhas de borracha
“Eu compro as bolinhas, às vezes, e geralmente sempre levo mais de uma. Já teve dia de eu comprar dez de uma vez.” Antes das bolinhas, Débora colecionava garrafinhas de refrigerante, mas não levou adiante porque não se identificava com elas. A irmã mais velha da menina também já chegou a colecionar adesivos, mas um dos cachorros delas estragou a maioria deles.

BONECAS
As 21 bonecas Barbie e 22 bonecas Polly, na versão miniatura, são os brinquedos preferidos da biriguiense Nicole Albani Corrêa, 10 anos. Segundo o pai dela, o professor Edson Alan Rodrigues, 48 anos, Nicole sempre gostou de brincar com Barbie e, quando se deu conta, a filha já tinha uma coleção. “A Nicole fica até três horas mexendo com as bonecas, trocando roupinhas, penteado o cabelo”, explica. “Gosto da Barbie porque ela é legal, bonita”, afirma Nicole.
A estudante conta que virou uma colecionadora sem querer e hoje guarda com muito cuidado e carinho as preciosas bonecas em um baú, no quarto. Se alguma colega quer pegá-las para brincar, ou ver, Nicole fica receosa com as bonecas mais novas.

Colecionadora se transforma em recordista
Algumas pessoas levam tão a sério a prática de colecionar, que acabam batendo recorde pela quantidade de objetos guardados. De acordo com o site RankBrasil, que cataloga os recordes brasileiros, a maior colecionadora de quebra-cabeças do Brasil é a paulistana Luiza Helena Van-Erven de Figueiredo. Ela foi apresentada ao jogo ainda na infância, quando passava as férias montando quebra-cabeças com as tias. O gosto pelo jogo foi bastante incentivado pela mãe.
A coleção da recordista, que consiste em 259 caixas com as mais variadas paisagens, e 273.189 peças, está toda numerada, catalogada e cadastrada em ordem aleatória. Alguns jogos chegam a ser bem antigos, mas continuam guardados em suas caixas originais, com as peças armazenadas em sacos fechados. Todos os quebra-cabeças são revisados anualmente, limpos e guardados novamente em um lugar reservado, ou seja, em prateleiras de fácil acesso.

7 comentários:

  1. oi aqui é a Débora Cristina de Camargo Gil...sou a colecionadora de bolinhas de borracha estou aqui para informar que comprei mais bolinhas atualmente tenho 115 mais irei comprar mais,até o fim do ano estou pensando em chegar em cerca de 250 bolinhas de borracha.
    Meus pais e minhã irmã irão me ajudar a bater esse novo record de 250 até 500 bolinhas de borracha espero a presença de vocês aqui em casa novamente no fim do ano para eu bater o record novamente.
    Obrigada pela matéria. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Débora! A matéria do Nossa Vez! sobre colecionadores ficou bem legal e adoramos especialmente você e as suas bolinhas. Estamos torcendo para que logo, logo você conquiste as 500, elas são lindas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal aqui é a Débora que tem a coleção de bolinhas, estou aqui novamente para informar que atualmente estou com 150 bolinhas de borracha espero a visita novamente em casa no fim do ano para uma nova entrevista

    ResponderExcluir
  4. Se eu não tivesse doado uma grande parte, eu teria mais bolinhas de borracha do que ela! :)

    ResponderExcluir
  5. eu queria impinotizala! ;)

    ResponderExcluir
  6. eu tenho a coleçao tenho 500 era pra mim ter 800 mas eu doei 300

    ResponderExcluir