quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os textos e as calorias

Por Juazez Paes

Lembra daquela ideia sobre você, amiguinho(a) leitor(a), enviar textos contando histórias, curiosidades e o que mais desse nessa cabecinha? Pois é, ainda está de pé, só não publicamos os textos que já temos aqui devido ao mês de férias ainda estar em andamento.

Como muitos dos leitores costumam viajar neste período, achei melhor segurar as publicações até o início do ano letivo, quando os professores poderão dar uma assessoria e incentivar mais coleguinhas de classe a criarem seus textos.

Enquanto isso, você pode aproveitar para “colocar no papel” novas ideias e as peripécias e fatos acontecidos durante este período de descanso e lazer, que, tenho certeza, deve estar sendo repleto de brincadeiras e muitas histórias para contar.


Outra coisa que eu quero dizer a você, é que escrevo, escrevo, escrevo tanto sobre alimentação saudável e atividade física e, algumas vezes, publico uma receita supercalórica, alternando doces e frituras, o que faço no intuito de mostrar que, comendo isso de vez em quando, não tem problema.

Como a intenção é que o(a) pequeno(a) leitor(a) monte um livro de receitas pessoal com as aqui publicadas, tento colocar um pouco de cada coisa, onde se incluem alguns alimentos mais calóricos, e tornar a sua coleção a mais completa possível.

De qualquer maneira, vou tentar pegar mais leve nas próximas receitas. Se você achar que o tio está exagerando mais para um lado que para outro, é só escrever para o Nossa Vez! e me avisar, pois a sua opinião será o meu termômetro calórico. Combinados?

Sanduíche peito de peru defumado

Ingredientes
2 fatias de pão de forma sem casca; 3 fatias finas de peito de peru defumado; 1 colher de sopa rasa de creme de leite; 1 colher de sopa rasa de maionese light; 1 colher de sopa de azeite de oliva; 1 colher de sopa rasa de queijo parmesão ralado grosso; 1 colher de café de suco de limão; 2 fatias de queijo minas frescal; sal; 1 rodela de tomate sem sementes; 1 folha de alface americana.

Preparo
Unte uma frigideira antiaderente com azeite de oliva (espalhe dois fios), aqueça e doure as fatias de pão dos dois lados. Reserve. Numa tigela, junte o creme de leite, o azeite, o queijo ralado, a maionese, o suco de limão e o sal: mexa com uma colher até que vire um creme homogêneo e reserve. Passe um pouco do creme em cada fatia de pão, coloque uma fatia de presunto, a folha de alface, um pouco de creme, uma fatia de queijo, outra fatia de presunto, creme, tomate, queijo e presunto. Para

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