segunda-feira, 4 de julho de 2011

Histórias, concurso e oficina de poesia incentivam a leitura

Por Talita Rustichelli

Em Penápolis, a Biblioteca Pública Municipal "Prof. Fausto Ribeiro de Barros" desenvolve atualmente três projetos de incentivo à leitura: "Contação de Histórias", "Poesia na Biblioteca" e o concurso "Gostou do que leu? Então comente".

O concurso "Gostou do que leu? Então comente" é um estímulo à leitura através da produção de resenhas. Os participantes poderão escolher até três dos livros sugeridos pelo regulamento (disponível no blog: Gostou do que leu), escrever as resenhas e realizar a inscrição delas até o dia 3 de outubro de 2011. As resenhas serão publicadas no blog do concurso, as dez melhores receberão medalhas e menções, e os três primeiros colocados receberão prêmios como MP4, bicicleta e livros.


O mais antigo dos projetos, segundo o monitor educacional da biblioteca, Rafael Freitas, é o "Contação de Histórias", que existe há cerca de cinco anos. "O projeto realiza visitas monitoradas na biblioteca, em que as crianças passam a conhecer o espaço e o funcionamento, o empréstimo de livros, a seção infantil, etc. Após a visita, há a contação de histórias", explica Freitas. Segundo ele, os resultados têm sido muito positivos. "Cerca de 60% dos alunos que participam das visitas e das contações voltam depois com os pais para fazer o cadastro e levar livros emprestados", afirma.

"Poesia na Biblioteca" é desenvolvido por pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Penápolis. "Muitos dos pacientes têm problemas psicológicos, entre eles a dificuldade de socialização. A biblioteca foi procurada pela instituição para dar início a este trabalho no mês de março de 2011 para auxiliar na socialização e também porque alguns deles já produziam textos poéticos", afirma o monitor. Segundo ele, o projeto trabalha a produção de textos e também a leitura, e incentiva os participantes a frequentarem a biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário