quarta-feira, 22 de junho de 2011

Trabalho gratificante

Ana Eliza Assis Lemos Senche

Falar no projeto Folha da Região na Sala de Aula é voltar no tempo 17 anos, mais precisamente em 1994, quando nascia em nós a ideia de incentivar a leitura por meio do jornal.

Soubemos, através da ANJ (Associação Nacional de Jornais), que nos Estados Unidos grandes resultados haviam sido auferidos através dos programas de leitura e que muitos jornais brasileiros já desenvolviam tais programas unindo jornalistas e educadores num objetivo muito próximo das duas áreas.

Educadoras participam de um dos cursos
de formação continuada oferecidos
gratuitamente pela Folha

Abraçamos a causa porque acreditamos que muito poderia ser feito e também porque sabíamos da dificuldade de muitos alunos no acesso a livros e outras fontes de leitura. E não é demais dizer o quanto o processo de elaboração do jornal agrada e desperta a curiosidade principalmente pelo fato de abordar aquilo que está muito próximo fazendo parte do cotidiano.

Muitos estudantes passaram pela Folha da Região em visitas e milhares deles por suas páginas sob a supervisão dos professores. O jornal também sediou um encontro nacional, em 2001, quando centenas de participantes, representando vários jornais brasileiros, estiveram em Araçatuba.

Analisando tudo o que foi feito ao longo desses anos, temos que destacar a participação dos professores, dos empresários e dos jornalistas que acreditaram, e acreditam, que incentivar a leitura é também praticar a cidadania.  O saldo é positivo e o trabalho gratificante.



Ana Eliza Assis Lemos Senche é diretora-geral da Folha da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário