sexta-feira, 24 de junho de 2011

O papel do jornal na construção da cidadania

DIVERSÃO atividade na escola infantil Camila Tomashinsky
Por Ayne Salviano

Desde o século XVIII, os jornais vêm informando a sociedade sobre os principais acontecimentos. Entretanto, a premissa dos iluministas de que informado, o povo saberia conduzir seu destino, não se confirmou.

Assim, teóricos mais modernos apresentaram nova possibilidade: não basta informar, é preciso ajudar na formação dos leitores e, sempre que possível, auxiliá-los na solução dos problemas, especialmente os locais.

Essa nova corrente tem feito surgir conceitos importantes, como a educomunicação, um conjunto de atividades voltado para o conhecimento do uso dos meios de comunicação em uma perspectiva de prática da cidadania, onde todos, por princípio, podem ser produtores de conteúdo para a mídia. Basta capacitar estas pessoas.


O programa Ler para Crescer da Folha da Região se fundamenta nestes princípios. Por meio de uma série de ações, procura oferecer formação continuada para professores trabalharem com o jornal em sala de aula como ferramenta lúdico, didático e pedagógica essencial no mundo pós-moderno. Ao mesmo tempo, propicia aos estudantes, de todas as idades, a oportunidade de criar senso crítico diante da mídia e poder participar dela com a produção de conteúdo midiático, seja por meio de imagens, textos ou vídeos.

Há 17 anos Araçatuba conta com a Folha da Região para ajudar na educação de suas gerações. É um privilégio! Que autoridades, empresários, profissionais das diversas áreas e especialmente professores e estudantes saibam aproveitar esta oportunidade muito especial.

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica. É professora do ensino médio, graduação e pós; especialista em Metodologia Didática do Ensino Superior. Coordena o Programa Ler para Crescer da Folha da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário