quarta-feira, 22 de junho de 2011

Jornal e Educação

Cristiane Parente de Sá Barreto

Criado em 1992 pela Associação Nacional de Jornais - entidade que hoje reúne 147 jornais diários - o Programa Jornal e Educação (PJE) tem amadurecido conceitos e ações ao longo do tempo, e defendido uma parceria cada vez maior entre educação e comunicação para a formação de leitores mais autônomos e críticos da palavra, da imagem e do mundo, além de proporcionar um acesso mais democrático à informação, bem fundamental para que se possa agir no mundo e sobre ele.


Durante visita monitorada à Folha,
estudantes aproveitam para fazer
gravação na TV Canal 21
O PJE encara a informação como ferramenta capaz de gerar transformação e influenciar a qualidade da educação e a realidade da escola, da família e da sociedade; estimula a reflexão sobre o conceito da educomunicação e a criação de ecossistemas comunicativos democráticos em ambientes educativos, nos quais crianças, adolescentes e jovens tenham uma relação diferenciada com sua aprendizagem, sendo sujeitos do processo, e não “a-sujeitados por ele”.

Para o PJE é importante a compreensão dos processos de produção da mídia para que se possa entender o mundo mediatizado em que se vive.

Da mesma forma, estimula a criação de jornais escolares e estudantis para que seu público deixe de ser apenas “consumidor”, e passe a ser também “produtor” de conteúdo, contribuindo assim para uma visão mais crítica da realidade, uma maior participação social e uma comunicação mais horizontalizada nos espaços educativos.


Cristiane Parente de Sá Barreto é jornalista. Exerce a Coordenação Executiva do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais - Brazilian Association of Newspapers.

4 comentários:

  1. Sim, usamos o blogger para construir este espaço. Mas também existem outras opções, viu?

    ResponderExcluir
  2. Sou eu que estou nesta foto uhhuuu...

    ResponderExcluir