quinta-feira, 30 de junho de 2011

‘Festa no Céu’ introduz jovens ao estudo dos astros

 Da Redação

O céu exerce um fascínio no homem desde tempos imemoriáveis, inspirando a arte e o desenvolvimento das ciências. A observação de padrões nos movimentos de corpos celestes levou a um acúmulo de conhecimento que avançou através dos séculos e teve como resultado o surgimento da astronomia, considerada por muitos a mais antiga das ciências naturais.

Buscando introduzir os jovens aos estudos dos astros, o Sesc (Serviço Social do Comércio) realiza entre os dias 27 e 30 de junho a terceira edição de “Festa no Céu”. O evento, destinado tanto a grupos escolares como ao público em geral, acontecerá no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Araçatuba, com sessões às 9h e às 14h.


Com duração de duas horas, o programa será dividido em dois blocos de palestras e atividades coletivas. Através de uma palestra inicial, o público será apresentado ao conceito de constelação, agrupamento de estrelas que não existe fisicamente, mas é utilizado por astrônomos por convenção. Além disso, conhecerá a relação entre mitologia e ciência, com a apresentação do programa Stellarium, no qual imagens projetadas em um telão contam estórias de lendas gregas que influenciaram a denominação de estrelas e planetas. O visitante terá ainda a oportunidade de participar de jogos de perguntas e respostas e de uma oficina durante a qual aprenderá a construir seu próprio relógio solar.

De acordo com Luis Antonio Alves Marino, orientador das atividades do evento e coordenador do Planetário de Tatuí, o objetivo das brincadeiras é tratar de astronomia de forma didática, mas recreativa. “As atividades lúdicas ajudam no aprendizado”.

Após o término das atividades, Marino pretende oferecer ao público jovem novas descobertas através de observações do céu diurno feitas por meio de um telescópio. “Nesse período do dia, com condições atmosféricas adequadas, é possível observar as manchas solares e o planeta Vênus,” explica o orientador.

COSMOS X
Segundo Graziela Nunes, responsável pela programação cultural do Sesc, “Festa no Céu” é uma prévia de “"Cosmos - Realidade e Mistérios”, evento anual que em 2011 terá sua décima edição, entre 25 a 29 de julho, com um ciclo de debates sobre astronomia e ufologia, no Senac.

O evento contará com a presença do astronauta Marcos Pontes, que em 18 de outubro de 2005 foi o primeiro brasileiro a ser enviado ao espaço. Ambos os eventos serão gratuitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário