sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alunos mostram como evitar o bullying

Jornal da Manhã

O artigo publicado no Dia da Educação (28 de abril), ‘A brincadeira que pode terminar em tragédia’, da assistente social e pedagoga, Kátia Carvalho Abbud, foi base para a atividade ‘Como evitar o bullying na escola’, conduzida pela professora Neliane Preisnher nas turmas do 6º Ano A, B, C e D no Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, em Ponta Grossa. “Aproveitei o artigo para trabalhar a oralidade através da leitura, comentários e debate sobre o assunto, e depois incentivei os alunos a produzirem e reestruturarem os textos com histórias e dicas de como evitar, ou não praticar, o bullying tanto dentro como fora da escola”, explica a educadora. Os estudantes também fizeram maquetes, utilizando caixas de sapatos e outros materiais recicláveis, para ilustrar as histórias criadas.

Os trabalhos foram expostos para toda a comunidade escolar, e os melhores foram votados pelas turmas do 6º Ano e premiados em concurso criado pela professora para valorizar a produção dos alunos, e também destacar a importância do assunto.

Neliane aponta a necessidade de conversar com os jovens sobre o problema, principalmente em sua escola. “Aproveitei o texto publicado para debater a problemática e tomada de consciência dos alunos sobre o que o bullying acarreta na vida das pessoas envolvidas”, esclarece. E a iniciativa deu certo, pois ela já observa melhoras em relação ao respeito mútuo dos alunos que participaram da dinâmica.

Além da reflexão sobre o assunto, o trabalho incentivou a leitura do jornal, estimulou a criação de textos, de comentários e debates em sala de aula. “Com certeza contribuiu para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e para a formação de leitores críticos e criativos”, destaca a educadora.

Um comentário: