segunda-feira, 23 de maio de 2011

Creas estimula uso de carta para descrição de agressões

Por Sérgio Teixeira

Crianças, adolescentes e famílias que participam da Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, iniciada na segunda-feira, estão recebendo uma carta para que elas possam descrever, de forma anônima, casos de abuso sexual e demais agressões contra menores. Os papéis estão sendo depositados em urnas instaladas nas escolas e nos Cras (Centros de Referência de Assistência
 Social de Araçatuba) e serão encaminhados posteriormente ao Conselho Tutelar.

Além desta ação, um espetáculo teatral está percorrendo a rede municipal de ensino levando orientações aos estudantes. Uma delas é para que os jovens saibam diferenciar o carinho da agressão. "Acontece muito da criança, nos atendimentos, descobrir que estava sofrendo violência. Ela entendia o abuso como forma de carinho. Muitas vezes a família não tem essa afetividade com a criança, que passa a não entender o que é um abraço, um beijo, um carinho de pai e de mãe, e acaba confundindo isso com o abuso", explica a coordenadora do Creas, Mirela Regina Genaro.

As apresentações teatrais e outras atividades ocorrem ao longo da semana, incluindo a data de hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento, projetado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, se encerra no sábado, com o objetivo de sensibilizar as pessoas e conscientizá-las a denunciar os casos de violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário