quinta-feira, 7 de abril de 2011

O jornal na formação do aluno

Por Talita Moretto, do Projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã (PR)

Após três anos trabalhando com turmas de 5º e 6 º ano do ensino fundamental, o projeto Vamos Ler passa agora a fazer parte da rotina de estudantes do ProJovem Adolescente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cará-Cará, em Ponta Grossa.
O ProJovem é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, destinado a alunos de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, e aos egressos de medida socioeducativa de internação ou em meio aberto. É um serviço socioeducativo de convívio social e cultural, que integra as ações de proteção do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Este programa visa orientar jovens que estão na escola e/ou aqueles que não estudam, para que recebam informações sobre vários temas, como meio ambiente, cultura, esporte, lazer, juventude e saúde”, explica o Orientador Social José Ricardo Vieira. As aulas acontecem no contra-turno escolar, e são cinco Coletivos [turmas] atendidos pelo CRAS Cará-Cará e que já estão inseridos no projeto Vamos Ler.
Antes de inserir o jornal nas atividades do Coletivos, os Orientadores tiveram a iniciativa de verificar o nível do conhecimento dos alunos sobre o jornal e outros meios de comunicação, como a televisão, e aferir a correlação da idade com a série escolar. Foram realizadas entrevistas com 69 alunos. “A pior correlação verificou-se no Coletivo do bairro Maria Otília, onde apenas 20% dos adolescentes que têm acesso à televisão já tiveram contato com jornais. A melhor correlação deu-se no Coletivo da Vila Cipa, onde essa porcentagem salta para 33%”, explicou José Ricardo. Com os dados da pesquisa foi possível traçar qual será o principal objetivo do Vamos Ler no CRAS Cará-Cará: incentivar a leitura. E os orientadores afirmam que o jornal, por despertar curiosidade, está desempenhando um papel bastante satisfatório.

Durante o mês de março, além da leitura foi feita uma apresentação de trabalhos e seleção de textos para criação de uma hemeroteca, entre outras atividades como a Gincana de Informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário