sexta-feira, 15 de abril de 2011

Monarquia X República

A professora de História da Escola Boas Novas, em Ponta Grossa, Andréia Novach, utilizou as notícias publicados no jornal para ensinar aos alunos do 5º ano sobre os três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. A matéria publicada na edição de 29 de março do Jornal da Manhã, ‘Ficha limpa para o poder público de PG é aprovada’, foi o ponto de partida. O texto fez com que todos os estudantes percebessem que o que eles aprendem na escola está no dia-a-dia e bem próximo deles, e que o voto possibilita que leis sejam elaboradas, analisadas, praticadas e fiscalizadas.

Andréia, após explicar sobre os três poderes, pediu que eles identificassem outras notícias sobre o assunto, e depois organizou um debate em sala de aula, onde uma equipe defendeu a Monarquia, e a outra a República. Esse debate ajudou os jovens a compreenderem melhor o assunto. Andréia conta que os próprios estudantes chegaram à conclusão “que o período republicano é melhor [para nós] do que o período monárquico, onde só os reis e ministros tomavam decisões que, muitas vezes, não eram favoráveis ao povo”.

Este trabalho auxiliou a professora a relacionar os textos que estão no jornal com os conteúdos trabalhado em sala de aula. E o debate gerou a crítica, e a opinião dos jovens, que apontaram pontos positivos e negativos nas notícias publicadas. Uma forma inteligente que a educadora encontrou de levar a mídia para o ensino de sua disciplina.

(Talita Moretto, do jornal Vamos Ler!)

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