sexta-feira, 15 de abril de 2011

Memóri e ciências humanas

A Editora Humanitas acaba de lançar o livro A Memória e as ciências humanas: Um conceito transdisciplinar em pesquisas atuais na Alemanha e no Brasil, (278 páginas, R$30,00), de Helmut Galle e Rainer Shmidt.

O volume, que reúne nove artigos e conta com a participação de onze autores, entre eles professores da USP, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de Campinas (Unicamp), abrange as seguintes disciplinas: direito, ciências políticas, psicologia, história, história da arte, letras, filosofia, psicanálise e neurociências. Cada ensaio apresenta um caso específico que demonstra a forma como o conceito de memória é utilizado de acordo com a metodologia da respectiva disciplina.

A contribuição da neurologia evidenciará o funcionamento da memória individual segundo os conhecimentos atuais a respeito do cérebro, complementando o panorama das ciências humanas com um aporte das biociências.

A obra encontra-se à venda no site da editora, na Livraria Humanitas-Discurso e também pode ser adquirido em todas as distribuidoras que possuem parceria com a Humanitas.

A Livraria Humanitas-Discurso encontra-se no prédio da Filosofia e Ciências Sociais, na Av. Prof. Luciano Gualberto, São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
(Da Agência USP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário