sábado, 16 de abril de 2011

Com a leitura, educador quer estimular pesquisa

O professor universitário Reinaldo Fíumari Junior, de Araçatuba, encontrou uma fórmula para desenvolver o hábito da leitura e estimular o senso crítico de seus alunos. Como forma de incentivar a pesquisa e a atualização de materiais didáticos, ele exige dos acadêmicos uma hemeroteca como síntese do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Cada um dos alunos deve apresentar, no final da graduação, um arquivo com matérias de jornais, sites da internet e também revistas que tratem de assuntos relacionados às disciplinas desenvolvidas por ele ao longo do curso.

Segundo o professor, o objetivo é estimular a busca pelo conhecimento de reforçar a articulação entre assuntos abordados. De acordo com ele, o balanço do trabalho está sendo muito positivo porque os estudantes aprovaram a ideia do projeto.

Como é realizada a hemeroteca com os alunos?
Solicito que eles separem matérias que tratem de assuntos relacionados a nossa disciplina. Elas devem ser catalogadas com fonte, data e autor; ao final, eles precisam acrescentar uma opinião crítica sobre o texto. 

Existe algum critério para a escolha do material?
O critério é a possível relação com os temas estudados em sala no desenvolver da disciplina, que trata sobre saúde, nutrição e proteção com a criança de 0 a 6 anos.

Qual o objetivo e a importância do trabalho?
O objetivo é estimular a busca por informações que possam contribuir para a construção e apropriação de conhecimentos e saberes sobre o tema em questão. Já a importância relaciona-se com o estímulo ao conhecimento além de fortalecer o elo entre os saberes acadêmicos e de senso comum, já que muitas reportagens tratam sobre a opinião pública em determinados assuntos tratados.

Desde quando faz esse trabalho?
Uso há anos, com resultados positivos, por isso levo adiante a aplicação.

O senhor tem percebido alguma mudança por parte dos alunos?
É notório o interesse e a empolgação dos alunos, que trazem algumas das reportagens selecionadas para perguntas e comentários. Sinto ainda que o processo estimula a busca por notícias, o que de fato é muito importante desde o estímulo à leitura até a possibilidade de atualização sobre diferentes temas; isso fortalece a articulação entre assuntos distintos.

Houve mudança na produção de textos dos estudantes em consequência da leitura e pesquisa dos jornais, revistas e artigos?
A leitura representa uma importante ferramenta para a escrita, portanto, neste aspecto, pode-se notar o aumento de vocabulário e também a melhoria na articulação das palavras.

Como os alunos receberam a notícia da realização do trabalho? Foi positivo?
Sim, foi positivo. A princípio, muitos questionamentos. Mas depois de tudo explicado, percebi que a prática foi bem aceita e que eles associaram este trabalho à melhoria na qualidade de informações, pois viram a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos e saberes diferenciados.

Um comentário:

  1. Pretendo fazer um projeto de leitura na minha escola. os projetos surtir efeitos maravilhosos para o alunado siga em frente

    ResponderExcluir