segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cada um pode fazer sua parte

Você já parou para pensar que cuidar do meio ambiente é preservar a vida humana? Atualmente, muito se tem falado sobre atos de conscientização para a natureza e sobre as consequências da poluição e da falta de zelo com nosso planeta. Atitudes simples, que podem ser cultivadas durante o dia, como desligar o chuveiro enquanto se lava, durante o banho, e a separação consciente do lixo são nossas grandes aliadas para que, no futuro, a Terra ainda seja um local agradável, onde os seres humanos possam habitar com tranquilidade.


Cada um de nós podemos fazer a diferença. Lembre-se da história do passarinho que queria apagar o fogo da floresta. Diante de um violento incêndio, ele ia até um lago próximo e, com seu pequeno bico, pegava gotinhas de água e jogava nas labaredas. Outros animais falavam para ele: "Você acha que vai conseguir acalmar o fogo?". O passarinho disse: "Não conseguirei fazer sozinho, mas tenho certeza de que estou cumprindo o meu dever e fazendo a minha parte". Assim como o passarinho da história, devemos preservar alguns gestos para cuidar do meio ambiente.

O biólogo Fernando Jammal Soares de Almeida, conhecido como professor Fernandinho, explica que economizar água e energia e reciclar o lixo são ótimas formas de contribuir. "Em cada rua, deveriam ter as famosas latinhas coloridas, para separarmos o lixo orgânico do reciclável, como papel, plástico, vidro e metais. É importante cada um fazer sua parte", afirma o professor.

Fernando comenta que a família pode participar de um plano de organização para preservar a natureza. "Os filhos podem chamar a atenção dos pais quando estes jogam lixo pela janela do carro. Os pais também podem dar 'aquela bronquinha' quando veem que os filhos foram irresponsáveis e acabaram jogando o pacote vazio do biscoitinho no chão. Mesmo que seja um pedacinho do papel de bala, vai entupir os bueiros da cidade, causando desastres", diz.

Luíza Amaro Pineze, de nove anos, tem uma responsabilidade enorme. Dentro da escola, ela participa de projetos de preservação e foi nomeada secretária do meio ambiente na instituição. "Quando as crianças jogam lixo no chão, converso e mostro os recipientes de lixo de nossa escola. Falo sobre a importância de preservar o planeta", conta. A estudante Gabriela Pizzo, de sete anos, também é uma defensora incondicional do meio ambiente. "Gosto muito da natureza, então tenho que preservá-la. Não fico com a torneira ligada por muito tempo, não jogo lixo no chão e lembro sempre a minha mãe das sacolinhas de mercado: 'Mãe, não pega sacolinha de mercado. Ela demora muito para se decompor e vai causar danos ao nosso planeta'", diz Gabriela.

A natureza vem sofrendo muito por conta de tantos acontecimentos ao longo dos anos. Os desmatamentos, carros e fábricas que soltam muitos poluentes, lixo nos rios, além de queimadas diversas fazem com que o aquecimento global fique cada vez pior. Segundo o professor Fernandinho, é importante pensar no crescimento econômico sustentável. Você sabe o que é isso? "Ao economizar a água, consumir com prudência a energia, o ferro elétrico e o chuveiro da casa você estará ajudando para que toda a energia, que seria desperdiçada sem razão, seja utilizada de forma responsável para o crescimento econômico. Então, quanto mais responsável você for ao suprir suas necessidades, não irá comprometer as necessidades das futuras gerações", finaliza ele. E você? O que faz para preservar o meio ambiente? Mande-nos uma cartinha contando. A nossa sobrevivência e a natureza agradecem!


Pratique essas dicas


Não jogue lixo pela janela do carro.

Não deixe a água da torneira aberta enquanto escova os dentes.

Não deixe o chuveiro ligado por muito tempo (o ideal é, no máximo, 10 minutos).

Utilize o aquecimento solar da água.

Aproveite a água usada para regar os vasos de plantas da casa.

Proteja os animais.

Proteja as árvores, flores e outras plantas.

Plante uma árvore.

Recicle e separe os lixos.

Não utilize sacolinhas de plástico. O ideal é usar as de pano, que duram bastante e não agridem o meio ambiente.

Não coloque fogo em matas ou pequenos campos.

Desligue os aparelhos da tomada quando não estiver usando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário