sábado, 16 de abril de 2011

Biblioteca Municipal de Araçatuba melhora acervo de notícias

Participantes da oficina sobre hemeroteca montam as fichas 
A Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, de Araçatuba, vai atualizar seus arquivos de notícias a partir do curso sobre hemeroteca oferecido pelo Programa Ler para Crescer da Folha da Região. As funcionárias que participaram da oficina, ocorrida nos dias 25 de março e 1o. de abril, aprenderam como organizar e classificar os recortes para auxiliar nas pesquisas feitas pela comunidade.

Hemeroteca é o nome da coleção de recortes de jornais e revistas que visa proporcionar aos leitores novas fontes de pesquisa, atualizar informações dos livros e ajudar em trabalhos escolares de professores e alunos. De acordo com a bibliotecária Cristiane de Paula Momesso Garcia Luiz, da Uniesp de Birigui, "este trabalho (a hemeroteca) deve ser realizado como um suplemento de informação. 

Ele tem como objetivo trazer conhecimento atualizado dentro de uma seleção de informações. Ela é uma fonte valiosa de pesquisa desde que bem executada". Cristiane, que é formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), também participou do curso na Folha para aperfeiçoar seus conhecimentos.

RENOVAÇÃO
No arquivo da biblioteca pública de Araçatuba, as funcionárias já começaram a arquivar os recortes a partir dos novos conhecimentos. Antes, as matérias eram guardadas em páginas inteiras com uma classificação generalizada. (NELA STORTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário