sábado, 16 de abril de 2011

Bebeteca é opção para crianças de até 3 anos

Modelo de bebeteca
Contribuir para a formação de futuros leitores e incentivar um espaço de descobertas para crianças de zero a três anos é um dos projetos que podem ser desenvolvidos dentro de uma "bebeteca", a biblioteca para os bebês. A bibliotecária e professora de educação infantil Cristiane de Paula Momesso Garcia Luiz apresentou esta ideia durante o curso sobre hemerotecas desenvolvido pelo Ler para Crescer. Ela realizou seu trabalho de conclusão de curso na Unesp (Universidade Estadual Paulista) discorrendo sobre o tema.

O proposta é atender as crianças menores junto com os pais e ou acompanhantes proporcionando, de forma lúdica, um encontro agradável entre o mundo dos livros e o mundo da crianças, levando em consideração as necessidades e imaginação infantil. 


Segundo Cristiane, a "bebeteca" tem como objetivo principal permitir que pais e bebês vivenciem diversas formas de leitura e aprendizado, além de criar um vínculo direto com a literatura. "A 'bebeteca' tem a capacidade de fomentar a curiosidade e formar cidadãos futuramente mais críticos", afirma. 

ORIENTAÇÕES
Para que o espaço seja compatível com seu público, a "bebeteca" deve ser um espaço de fácil acesso, com a segurança necessária para acolher os pequenos. Para o acervo é importante adquirir livros que agradem as crianças."Os adultos se esquecem de que quem tem que gostar dos livros são elas", lembra a biblitoecária. A dica é verificar as novidades do mercado editorial e abastecer a "bebeteca" com um pouco de tudo. Livros com imagens do cotidiano e da realidade das crianças são interessantes. Cores e formas, animais, com textura e até cheirinho de frutas são atrativos. (NELA STORTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário