segunda-feira, 11 de abril de 2011

Abertas inscrições para bolsa de mestrado e doutorado

Professores, supervisores e diretores da rede estadual de ensino podem se inscrever até o dia 3 de maio no projeto Bolsa Mestrado/Doutorado para pleitear bolsas de estudo de pós-graduação stricto sensu. Serão oferecidas bolsas de R$ 1,3 mil para mestrado e de R$ 1,6 mil para doutorado.

Do ano de 2004 em diante, já foram concedidas dez bolsas para profissionais da educação na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino de Araçatuba, sendo uma para doutorado e nove para mestrado. "Com o incentivo, esperamos ampliar o número de docentes com mestrado e doutorado lecionando nas escolas estaduais", disse o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, por meio de nota.



Para participar, os educadores devem ter no mínimo três anos de atuação no cargo, ser efetivos e atender aos demais requisitos do projeto. Aqueles que já estiverem cursando a pós-graduação também podem se inscrever. Nesse último caso, receberão bolsa proporcional ao tempo de curso, sem efeito retroativo.

Outro aspecto exigido para obter o benefício, dentre uma série de critérios, é o de firmar compromisso de permanecer no magistério público estadual, após a conclusão do curso, pelo prazo mínimo proporcional ao tempo em que o benefício foi recebido. Este ano, a avaliação dos projetos inscritos será feita por comissões nas 91 diretorias de ensino do Estado. Antes, a análise era feita por uma única comissão, centralizada na Secretaria de Educação. Com a mudança, segundo a Educação, o processo de concessão das bolsas será agilizado.

As bolsas são concedidas para que os docentes possam fazer o mestrado ou doutorado em cursos reconhecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na área inerente à disciplina do cargo exercido ou na área da educação. Os interessados devem se cadastrar no site do Projeto Bolsa Mestrado/Doutorado http://bolsamestrado.edunet.sp.gov.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário