quinta-feira, 17 de março de 2011

Sábados com espetáculos musicais

A partir deste sábado, a população de Araçatuba e região terá a oportunidade de assistir a shows musicais de diferentes estilos com entrada franca. Trata-se do “Sabadão Musical”, projeto da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba que tem como objetivo principal o estímulo à produção artística, além de proporcionar ao público espetáculos de qualidade. As apresentações serão sempre aos sábados, a partir das 20h30, no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, com capacidade para 200 pessoas.

A ideia, segundo o diretor do Departamento de Cultura, Alexandre Melinsky, é realizar dois shows por mês. Já estão agendadas 16 atrações que deverão se apresentar até novembro deste ano. Ao final de cada espetáculo, haverá um bate-papo com os artistas, que falarão sobre a produção musical, estilo e linguagem apresentados.

As apresentações, quinzenais, contemplam gêneros e estilos variados. Desde o reggae e o blues passando pela música instrumental, samba, gospel e country. As linguagens também são diferenciadas, com a participação de duplas, bandas e solistas. O objetivo é divulgar a produção musical da cidade, formar plateia, difundir as diferentes linguagens e estilos musicais, trocar experiências e divulgar os músicos independentes que se encontram fora do eixo comercial.

Para realizar os shows e organizar a programação, a secretaria fez parceira com a Alma (Associação Livre dos Músicos de Araçatuba). Por meio deste trabalho em conjunto, foi feita a seleção dos artistas participantes. Neste mês, além do Rasta Reggae, que inaugura o “Sabadão” no próximo dia 19, haverá o show do Swing Snake Blues. O público poderá apreciar, nestas duas oportunidades, o som produzido por músicos da região. O Rasta Reggae tem, em seu repertório, clássicos deste gênero musical que tem suas origens na Jamaica. O auge de sua expansão ocorreu na década de 1970.
As canções que fazem parte da apresentação são fiéis à bases do reggae, que é uma mistura de vários estilos. As letras das músicas privilegiam questões sociais, mas também relatam o amor.

Já o Swing Snake Blues toca desde 2008 e incorpora em seu repertório composições de artistas como Eric Clapton, B.B.King, The Allman Brothers, Muddy Waters. Em abril, tem show com o Grupo Fermata, que irá tocar gospel clássico, e, no dia 23, a apresentação será de Tuca & Banda Singapura, com repertório de pop-rock. O Fermata é um grupo formado por músicos da região, com apresentação em vários tipos de eventos. Já o show do Tuca & Banda Singapura marca o reencontro do músico radicado em Araçatuba com a banda em que começou a tocar em Ilha Solteira. Os músicos vão comemorar, neste show, 27 anos tocando juntos. Tuca toca violão, guitarra e baixo. Ainda encontra tempo para compor músicas em vários ritmos, principalmente pop-rock. Para este ano, pretende lançar um CD apenas com músicas suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário