terça-feira, 29 de março de 2011

Prefeitura treina moradores de rua para cuidar das praças

A Prefeitura de Araçatuba vai qualificar moradores de rua para cuidar das praças da cidade. O projeto, inédito na região, começou a ser desenvolvido ontem, quando sete homens que vivem em situação de mendicância começaram a ter aulas teóricas de paisagismo, jardinagem, poda de árvores, limpeza, pequenos reparos e até mesmo plantio e conscientização ambiental. O projeto, denominado "Formação de Zelador de Praça", terá duração de 30h.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, a pasta identificou cerca de 50 moradores de rua "fixos" em Araçatuba. Todos foram cadastrados e entrevistados pela equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que selecionou os sete participantes. "Há muita dificuldade em encaminhá-los para um projeto porque, como vivem nas ruas, não querem regras e nem ficar 'presos' a uma atividade." O serviço será voluntário.

Hoje, às 8h, está prevista a primeira aula prática do grupo. Os moradores vão visitar a praça do bairro São Joaquim e avaliar a situação dos canteiros. Todos os participantes receberam uniformes, equipamentos de segurança e um kit completo com material do treinamento. O curso será ministrado por dois técnicos contratados pela Prefeitura e que têm experiência na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário