quinta-feira, 24 de março de 2011

Poderá faltar água na região em 2015, diz levantamento

Clique para ampliar
Levantamento inédito em todo o País divulgado ontem pela ANA (Agência Nacional de Águas) revela que 20% dos 43 municípios da região de Araçatuba poderão ter déficit no abastecimento de água já em 2015. O estudo aponta que as obras nos mananciais e nos sistemas de produção são fundamentais para evitar problemas no fornecimento de água em nove cidades indicadas, que juntas respondem por 8% da população regional, totalizando 59.118 habitantes.


O levantamento da ANA, intitulado de Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água, cita Avanhandava e Gabriel Monteiro como os municípios da região que necessitam adotar novos mananciais, devido à insuficiência das disponibilidades hídricas superficiais ou subterrâneas, para o atendimento da demanda a partir do ano de 2015. Promissão, onde a Folha da Região também circula, foi incluída neste grupo.

Em outras sete cidades, as avaliações do atlas indicam que será preciso adequar os sistemas de produção de água (sistemas de captação de água, elevatórias, adutoras e estações de tratamento). Neste grupo, foram citados os municípios de Alto Alegre, Auriflama, Guzolândia, Luiziânia, Piacatu, Santópolis do Aguapeí e Sud Mennucci. "Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [DE DÉFICIT] venha a ser consolidado", avalia o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu. (Sérgio Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário