segunda-feira, 21 de março de 2011

Nascentes da região de Araçatuba estão desprotegidas

O córrego Machado de Melo é um dos afluentes mais importantes do município de Araçatuba. Antes de desaguar no rio Tietê, o manancial é abastecido por pequenas nascentes, como uma mina d'água localizada na via Agnaldo Fernando dos Santos (estrada Boiadeira), entre o condomínio Habiana e a Vila Aeronáutica. Esta nascente, assim como tantas outras da região, deveria estar protegida por mata ciliar. No entanto, o local está ameaçado pela falta de vegetação nativa e pelo livre acesso do gado.


A mina da Boiadeira, como é chamada por populares, há anos serve como fonte de abastecimento para dezenas de famílias do município. É o caso do aposentado Claudionor Gomes da Silva, 77 anos. "Eu prefiro esta água do que a da torneira, por causa do cloro", afirma.

A mina já sofreu interferências humanas, como a instalação improvisada de um cano. A única vegetação percebida ao seu redor é formada por plantas normalmente encontradas em região de brejos. Para agravar a situação de ameaça nesta nascente, bovinos pastam livremente em seu entorno. (Sérgio Teixeira)

Um comentário:

  1. Pena ...Porque o nosso prefeito nem liga pra esses assuntos né!
    Só quer saber de estar no meio de asfalto, tapando as suas sujeiras feita por ele mesmo... Rsrssss....

    ResponderExcluir