terça-feira, 15 de março de 2011

Mario Vargas Llosa conta história para crianças

"Fonchito e a Lua" é o primeiro livro infantil do autor peruano e vencedor do Prêmio Nobel de literatura em 2010, Mario Vargas Llosa. Originalmente, a publicação faz parte do projeto da Alfaguara espanhola de publicar os grandes nomes da literatura do país para crianças menores de dez anos.

Convidado pelo autor e idealizador do projeto, Arturo Perez Reverte, Vargas Llosa conta que escrever um livro infantil "foi a realização de um sonho muito antigo, de um projeto que estava abandonado e que há muito gostaria de ter retomado".


Vargas Llosa explica que até então não havia se aventurado na literatura infantil por não ter encontrado uma história em que realmente acreditasse. "É muito mais difícil escrever para crianças do que para adultos. E eu acredito numa necessidade urgente de projetos que fomentem a literatura para os pequenos, uma vez que, possivelmente, é essa a única saída para evitar o empobrecimento das próximas gerações".

No livro, o pequeno Fonchito morre de vontade dar um beijinho no rosto de Nereida, a menina mais bonita da escola. Mas como nem tudo é tão simples, Nereida só aceitará se Fonchito puder lhe trazer a lua para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário