terça-feira, 15 de março de 2011

Histórias ficam mais divertidas utilizando dedoches

Existem diversas formas de contar histórias. Um dos objetos mais utilizados é o livro. Fonte de riqueza de palavras, ele consegue nos levar a um mundo que só a imaginação e os sonhos conseguem alcançar. Plaquinhas simulando imagens em ação, jogos de montar que lembram figuras dentro de uma história, músicas que fazem os personagens andarem por nossos pensamentos também são algumas das opções para se conseguir uma bom conto, seja ele de fadas ou de heróis.

Uma técnica muito antiga usada para contar, e ilustrar, histórias é o dedoche. O Nossa vez! apresenta um pouco sobre essa arte tão gostosa que nos desafia a criar personagens distintos e nos deixa à vontade em um mundo onde a imaginação e a curiosidade são sempre muito bem-vindas. Você já tentou pintar a pontinha dos dedos com canetas ou tinta e começou a contar histórias para seus pais ou irmãos? O dedoche é mais ou menos isso, só que são utilizados alguns materiais que envolvem os dedos e deixam a história mais real. Ele proporciona a criação de muitos personagens com materiais básicos, como cartolina, feltro, cola, espumas, tesouras e tintas coloridas.

A coordenadora do projeto "Um olhar sobre a criança e o adolescente", Silvia Niwa, do IAS (Instituto de Apoio Social) de Araçatuba realiza, em parceria com o Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e voluntários da região, um programa que conta histórias para crianças de 4° séries das escolas municipais de Araçatuba e mais seis cidades da região: Birigui, Guararapes. "Contamos histórias educativas e criativas para as crianças. Com o teatro de fantoches, que fazemos nas escolas, surgiu a oportunidade e a vontade de fazer os estudantes interagirem com o projeto. Hoje, com os dedoches, eles entram no meio da história, e o conto vai se moldando até encontrar o final perfeito", afirma Silvia.

Ela conta que, como o projeto cresceu, alguns locais ajudam na preparação dos dedoches, que atualmente são deixados de presentes para as crianças. "Em cada lugar que vamos, as crianças querem ficar com os dedoches. Além de chamar a atenção, eles conseguem distrair e fazer com que as crianças pensem em como aquele pequeno personagem pode fazer parte de uma grande história. O dedoche estimula a memória e o raciocínio."

Além de ser uma forma muito legal de inserir a leitura no cotidiano das crianças, as peças também ajudam a aguçar a imaginação e a criatividade dos pequenos. Para saber como brincar com o dedoche, pense em uma história divertida e envolva o objeto em seus dedos. Quer aprender a preparar um dedoche? Vire a página, a Menina Araçá vai te ensinar. Vamos lá? (Neila Storti)


VEJA COMO FAZER:


A técnica do dedoche para contar histórias é realmente muito interessante. Ele é um objeto, um brinquedo que envolve os dedos das mãos. Os dedoches ilustram e dão mais vida às histórias diversas. Você pode usar o personagem que quiser e montar seu dedoche. Quanto mais personagens, mais legal a história vai ficar!
Prepare os materiais que agora é hora de criar. Dica do Nossa Vez!: você pode montar um teatrinho com os dedoches que preparar e chamar a família e os amiguinhos para assisti-lo. Vamos lá? Era uma vez...

Materiais

1- Cartolina (para o molde)
2- Feltro (espécie de tecido em várias cores. Vai depender do desenho ou personagem que você quer fazer).
3- Cola
4- Tesoura sem ponta
5- Canetinhas coloridas

Preparação

Você pode desenhar ou criar o personagem que quiser. Basta fazer ou copiar o molde da foto. Após isso, pegue o tecido e recorte em cima do molde (corte duas partes iguais para colar frente e costas do personagem. Cole somente as pontinhas do desenho. Deixe espaço para envolver (encapar) o dedo. Deixe a cola secar por um tempo. Para fazer os olhos, corte minibolinhas brancas e faça uma pontinha preta com canetinha dentro. Você também pode desenhar os olhos somente com canetinha preta. Para fazer a boquinha pegue uma canetinha vermelha e risque no tecido o sorriso. Assim que ficar pronto e bem seco, coloque o dedoche no dedo da mão que quiser, e a brincadeira está pronta.


Um comentário:

  1. Adorei a sugestão, mas, minha prática ainda é pouca. Que tal se vocês colocassem alguns moldes? Mesmo que fossem dos clássicos, como A Branca de Neve, Rapunzel e outros. Grata, Natália

    ResponderExcluir