sexta-feira, 18 de março de 2011

Habilidade de leitura da mãe influencia sucesso acadêmico do filho

Pesquisadores norte-americanos concluíram que a habilidade de leitura de mães com crianças pequenas é o fator que mais influencia o futuro sucesso acadêmico de seus filhos. Para este estudo, os pesquisadores examinaram dados de 2350 crianças, com idades de 3 a 17 anos, e de suas famílias vindas de 65 comunidades da região de Los Angeles.


A habilidade de leitura e escrita das mães teve maior impacto no sucesso acadêmico de crianças mais novas; no entanto, a renda do bairro foi o fator mais importante para o desenvolvimento de crianças entre 8 e 17 anos. De acordo com os estudiosos da Universidade de Michigan e da Universidade da California, isso comprova a ideia de que a influência do ambiente fora de casa se torna mais importante quando a criança fica mais velha.

“Essa análise nos dá a chance de isolar os diferentes fatores que afetam o desempenho escolar das crianças”, diz a co-autora do estudo Narauan Sastry, da Universidade de Michigan. “Medidas políticas para encorajar os bairros de renda mista a melhorar a educação pré-escolar e a aperfeiçoar a habilidade de leitura das mães podem ter efeitos positivos nas notas das crianças”, completa. (Portal IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário