![]() |
Folha ajuda projeto de leitura da Casa da Criança |
Eliane conta que a instituição possui uma professora que ajuda as crianças durante a leitura e o entendimento dos textos. "Isso valoriza a leitura como fonte preciosa de informação e conhecimento", afirma. Além disso, ela completa, o jornal também ajuda como um reforço escolar. "Com ele, elas podem aprender gêneros textuais e se inteirarem de assuntos que estão sendo discutidos atualmente, como questões de cidadania, economia, educação, língua portuguesa, entre outros", diz a coordenadora.
Para ela, o jornal tem sido de grande utilidade no processo de alfabetização e aprimoramento da leitura. "Todas as crianças e adolescentes têm acesso a esse tipo de informação, mesmo as que ainda estão em processo de alfabetização. As crianças entre si escolhem a notícia ou o texto que mais interessa, fazem questionamentos e isso resulta em diversas opiniões e na atitude do pensar crítico. Além disso, pesquisam no dicionário as palavras desconhecidas, observam como as notícias são escritas, com letras de forma, maiúscula ou minúscula, e também a ortografia. Isso faz com que a leitura tenha uma sequencia e elas conseguem entender a função social do jornal", afirma a coordenadora. (NEILA STORTI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário