sexta-feira, 4 de março de 2011

Consulado Americano dará bolsas para estudantes

O Consulado dos Estados Unidos no Rio está oferecendo 92 bolsas de estudo de inglês, durante dois anos, para alunos de escolas públicas do Rio. Podem concorrer jovens entre 14 e 18 anos com bom rendimento escolar, matriculados no Ensino Médio ou no 9º ano do Ensino Fundamental. Além do curso gratuito, os escolhidos vão ganhar material didático e ajuda de custo para a passagem.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18 nas filias do Ibeu (Instituto Brasil-Estados Unidos) de Copacabana, Tijuca e Botafogo. O aluno deve levar uma foto 3x4, o boletim de 2010, comprovante de rendimento dos pais ou do responsável e carta de recomendação feita pela diretora da escola. Ao entregar os documentos, o estudante preenche ficha indicando dias e horários de sua preferência para as aulas e faz uma redação, além de se comprometer a frequentar o curso durante os dois anos.


“Se o pai do jovem interessado na bolsa de estudo, por exemplo, for autônomo ou não tiver como provar o rendimento, isso pode ser colocado pela escola na carta entregue no ato da inscrição. Nosso objetivo é abrir as portas para o público que não tem acesso a curso de inglês desse nível”, explicou a consulesa americana responsável pelo setor de Imprensa e Cultura, Heidi Arola.

A lista dos bolsistas selecionados vai ser divulgada no dia 25. Quem for aprovado deve fazer sua matrícula até o dia 1º de abril. As aulas começam no dia 4 do mesmo mês. O programa Access - que significa acesso, em português - teve sua primeira turma-piloto, com 15 alunos, em 2010, em Madureira.

Os bolsistas selecionados devem se preparar para uma maratona de estudos. Além das aulas duas vezes por semana, com duração de duas horas cada, haverá encontros de quatro horas, em uma sexta-feira do mês, e um intensivão com aulas em quatro dias da semana em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário