quinta-feira, 10 de março de 2011

Chalita usa pinguins para falar de meio ambiente

O professor, escritor, apresentador e político brasileiro Gabriel Chalita lança, neste mês, o livro "O último pinguim feliz" (Globo Livros), em que aborda questões ambientais para crianças. Nesta narrativa, ele conta sobre uma comunidade de pinguins, que vivia em harmonia. Eles habitavam um lugar chamado Terra Azul, um verdadeiro paraíso gelado.

Os pinguins adoravam brincar na neve e admirar a beleza da paisagem. Gostavam também de receber visitas, embora poucas vezes pudessem sair dali para retribuí-las, isso porque naquela região todas as distâncias eram enormes. Em uma das visitas de habitantes de outras terras, chega por lá a gaivota Bianca. Ela era da Terra Rosa, onde ficavam as aves de sua espécie.


Bianca gostava de voar por longos percursos e se acostuma a visitar várias vezes a Terra Azul. Logo faz amizade com o pequeno Duque, um pinguinzinho muito valente e divertido. Mas nem tudo anda tão bem e os problemas não demoram a aparecer. Outro povo, os habitantes sem coração do Vale das Lamas, está misteriosamente tornando a vida mais difícil para todos os animais que habitam aquela imensidão. Até mesmo para as enormes baleias, que todos achavam invencíveis.

Esta é a situação que evoca para os pequenos leitores: o desequilíbrio ambiental que a humanidade vem enfrentando ao longo dos anos. Com este livro, Chalita pretende fazer um alerta para a geração que vai herdar o planeta e também um chamado para a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário