segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Participe!

Quem somos
O Ler para crescer é um programa do jornal Folha da Região que visa desenvolver um trabalho de democratização da informação por meio da leitura de jornais, de incentivo à Educação e transformação social por meio da cidadania.

História
A ideia de levar jornais para as salas de aula surgiu nos EUA em 1930. No Brasil, a prática nasceu em 1980 com apoio da ANJ – Associação Nacional de Jornais. O Ler para Crescer foi implantado pela Folha da Região em 1994 por iniciativa dos diretores Genilson Senche e Ana Eliza Assis Lemos Senche. Era chamado de Projeto Cultural Folha da Região na Sala de Aula. Em 2010, foi ampliado para atender escolas e professores do Ensino Fundamental ao Superior de Araçatuba e região. Nestes 17 anos, foram atendidas mais de 200 escolas e um universo de 3 mil professores e 400 mil estudantes. A partir de 2011, o trabalho vai crescer mais.

Proposta
O Ler para Crescer usa o jornal como recurso didático e pedagógico para estimular o gosto pela leitura e contribuir para a formação de cidadãos participativos.

Objetivos
Oportunizar o acesso ao jornal para todas as camadas da população, democratizar a informação, desenvolver o gosto pela leitura, valorizar a informação como instrumento de construção da cidadania, contribuir para um aprendizado mais pleno da leitura e da escrita, incentivar a compreensão do mundo e do exercício da cidadania, criar alternativas para expressão de atitudes cidadãs por parte dos leitores diante das informações veiculadas, colaborar com a dinamização do currículo escolar, e ampliar a capacidade de reflexão, verbalização e organização de ideias dos alunos.

Ações
O Ler para Crescer proporciona: uma assinatura gratuita do jornal Folha da Região para as bibliotecas de todas as escolas participantes; 20 exemplares do jornal para cada unidade escolar desenvolver atividades com os estudantes; visitas monitoradas para professores e alunos; publicação de página semanal com atividades desenvolvidas pelas escolas; cursos de formação continuada para educadores, e concursos culturais.

Público-Alvo
Escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular, do ensino fundamental ao superior. Instituições, organizações, associações e entidades que desenvolvem atividades socioeducativas, segmentos específicos como educação de jovens e adultos, educação especial e ensino profissionalizante, e instituições de ressocialização.

Como participar
Entre em contato pelo telefone (18) 3636-7814 ou pelo e-mail lerparacrescer@folhadaregiao.com.br.   
Rua Joaquim Fernandes, 445 – Jardim Nova Iorque – Araçatuba/SP
CEP 16018-280 – Tel. (18) 3636-7814

Nenhum comentário:

Postar um comentário